segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Projeto Reciclar Para Preservar a Vida "

Professora Sandra
Jardim

O projeto teve início em Junho 

Justificativa: Propomos com este projeto, trabalhar a importância da reciclagem e a reutilização a fim de diminuir o acúmulo de lixo na natureza.Diante deste contexto acreditamos que a escola possui papel relevante no que diz respeito a desenvolver o senso crítico das crianças. Como descorre os Parâmetros Curriculares Nacionais(2001):
"O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano na vida escolar do aluno".(p.50)
Objetivo Geral:Sensibilizar as crianças, para atuar na sociedade com o comprometimento com o Meio Ambiente através da reutilização de materiais.
Metodologia: Oficinas de reutilização de materiais onde os alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, tampinhas, potes de sorvete, potes de iogurte, etc.
Culminância: Exposição dos trabalhos de reutilização, cartazes e colagens, dramatização feita pelos alunos de músicas do Djavam= Lilás
Avaliação: Através de observação e participação dos alunos em relação as atividades.

 Confecção do boneco feito com tampinhas de diversos potes recicláveis


 Olha que turminha determinada em aprender




Na natureza nada se cria,tudo se RECRIA.
Para aprender a reciclar coisas,é preciso reciclar suas idéias
O que é lixo para uns,é luxo para muitos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Encenação "O Cravo brigou com a Rosa" Prof. Katiucia

Olha que lindinhos!!!


 O Cravo brigou com a Rosa  debaixo de uma sacada...




Parabéns!!! mais uma turminha se destacando no CIEI

Projeto: Formas Geométricas - Prof. Kyrla

  • Justificativa: É importante que a criança vivencie a aprendizagem de forma contextualizada, interdisciplinar e transversal respeitando sua faixa etária.Propiciar situações aos alunos para que eles possam identificar e reconhecer as formas geométricas em tudo o que os cerca.
  • Objetivo:Este projeto tem como objetivo fazer com que as crianças reconheçam as formas e cores que estão presentes em todos os ambientes em que vive, podendo assim propiciar o manuseio, a visualização, a exploração e o contato com diversos objetos de forma que a criança possa identificá-la no meio.Participaram deste projeto crianças de 3 anos de idade, curiosas,participativas e em pleno processo de desenvolvimento.
  • Desenvolvimento: Atividades envolvendo-  Noções de quantidade, cores primárias. Coordenação motora, fina e grossa ;  Percepção: visual e auditiva;  Leitura de imagens seguida de interpretação coletiva; Roda de conversa (interdisciplinar e transversal); Observação de objetos e suas formas geométricas (passeio nas dependências do CIEI);  Criar desenhos livres com as formas geométricas.
"Somos detetives"
Dar um passeio pela escola,
ou dar a volta no quarteirão e
converter-se em detetives de
formas geométricas.
                      Completando as formas
Apresentar aos alunos círculos,
triângulos, quadrados e retângulos
sobre uma tira de papel colada na
parede. Os alunos selecionarão a
forma ou as formas que mais
gostem e, a partir destas, utilizando
um marcador ou giz, farão um
desenho que integre as formas
escolhidas.
Apresentação do boneco de Formas Geométricas






Em seguida as crianças montaram o boneco com peças de EVA
Olha só que legal que ficou...



 Roda de conversa: Cada uma das crianças estava sentada em cima de uma forma geométrica, vimos as cores,  que criança estava com que forma, a cada acerto era uma festa e a cada erro uma nova tentativa para acertar, cantamos e nos divertimos muito.!! 

 O Trem das Formas Geométricas foi sendo montado de acordo com o decorrer das atividades com cada forma específica, com a colaboração de pais e alunos da sala.

 
Um super trem
Construir um trem gigante e com
muitas cores, com quatro vagões e
a locomotiva. Em cada vagão
colocar a forma de um: círculo,
triângulo, quadrado, retângulo.
Recortar com os alunos figuras
geométricas em revistas, objetos
cotidianos, confeccionar outras
em EVA e cartolina, distribuí-las e
colá-las no vagão correspondente.